Porto Alegre desacelerou a criação de empregos com carteira assinada em janeiro. Foram 733 vagas geradas no mês, o menor número desde que a capital gaúcha conseguiu voltar a ter saldo positivo entre demissões e contratações, em setembro do ano passado. Ainda assim, é um resultado positivo.
O setor de serviços foi o que mais abriu postos de trabalho. Por outro lado, o comércio teve o pior resultado, possivelmente com o fechamento das vagas abertas para o final do ano. Confira os resultados por setor:
Comércio: -258 vagas
Agropecuária: -8
Indústria: +180
Construção: +251
Serviços: +568
A ponderação fica para as próximas divulgações do Caged, cadastro do mercado de trabalho elaborado pelo Ministério da Economia. Sabe-se que a pandemia avançou em fevereiro, provocando novo fechamento de atividades econômicas, que se estendeu até março.
E, considerando as vagas perdidas desde o início da pandemia em março de 2020, ainda falta para Porto Alegre recuperar 17 mil empregos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.