Empresa que desenvolve softwares para gestão pública, a GOVBR está com 60 vagas de emprego abertas na área de tecnologia. E o que mais chama a atenção: a média salarial é de R$ 9 mil, um valor até considerável. Em especial, para oportunidades que ficam "eternamente abertas", diz o diretor de Mercado Rafael Sebben. Isso porque a empresa não consegue preenchê-las.
A falta de mão de obra qualificada se intensificou na pandemia, diz ele. Sebben observa que empresas estrangeiras começaram a contratar profissionais de qualquer lugar do mundo para trabalhar remotamente.
- Isso gerou o aumento da procura por profissionais locais, inclusive por empresas do Exterior, já que, trabalhando de casa, não há mais a barreira física. Esse movimento gera, inclusive, uma mudança comportamental e econômica, pois agora profissionais com grandes salários deixaram de viver em metrópoles, onde o custo de vida é mais alto, e levaram suas rendas para cidades menores - detalha o executivo.
As vagas abertas agora são para atividades como governança de dados, design organizacional, inteligência artificial, experiência de usuário, segurança cibernética, internet das coisas e big data. As oportunidades são abertas de acordo com as cidades em que a empresa tem alguma necessidade. No Rio de Janeiro (RJ) e em Blumenau (SC), por exemplo, o grupo possui suas fábricas de software. Porém, como as vagas são para home office, podem ser preenchidas por candidatos de qualquer parte do país.
Com os profissionais disputados, a empresa passou a aceitar diplomas de Ensino Técnico, além do Ensino Superior. Em Santa Catarina, onde fica a matriz, são oferecidos cursos de formação de programadores em parceria com entidades empresariais, dos municípios e do Estado.
— Em um país com mais de 13 milhões de desempregados, o setor de TI deve fechar todos os anos, até 2024, com milhares de vagas em aberto, pois não há mão de obra qualificada. A todo momento, novas tecnologias nascem. Portanto, é fundamental incentivar a capacitação e educação das pessoas que estão entrando no mercado de trabalho agora e, principalmente, das futuras gerações — conclui o diretor.
Interessados em se inscreverem nas vagas abertas atualmente podem fazer o cadastro diretamente pela parte das vagas do site da empresa GOVBR. Algumas oportunidades não são divulgadas no site por questões estratégicas, diz o diretor. Neste caso, é possível também enviar um e-mail com currículo para trabalheconosco@govbr.com.br.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.