O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem 109.896 processos do Rio Grande do Sul na fila para análise e concessão de benefícios, que incluem aposentadoria e auxílio-doença. Os dados foram enviados ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP). Desse total, 14.587 referentes são pedidos de benefícios por incapacidade. Os demais dados repassados à entidade não têm o recorte estadual.
- É importante frisar a redução dos processos que aguardavam perícia médica. Entretanto, os benefícios assistenciais não seguem o mesmo ritmo e as pessoas que necessitam são muito vulneráveis, com deficiência ou idosos em miserabilidade - comenta Diego Cherulli, vice-presidente do IBDP.
Conforme o INSS, está sendo realizada uma força-tarefa para análise de alguns benefícios que deve seguir até final de março. O instituto informa que a maior parte dos pedidos se refere ao Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Portanto, os segurados devem garantir que as informações estejam atualizadas.
Em novembro de 2020, o INSS, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram um acordo para fixar prazos para zerar a fila de espera por benefícios. O período para análise terá limites de 30 a 90 dias, de acordo com o tipo de benefício ou auxílio solicitado. O INSS ganhou seis meses para adequar sua dinâmica de trabalho a esses novos prazos. O prazo máximo previsto em lei é de 45 dias.
E sobre uma pergunta frequente dos leitores, que é a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS, leia também: INSS: antecipação do 13º salário dos aposentados ficará para março ou abril
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.