O Núcleo de Pesquisas do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (SindilojasPOA) está finalizando a pesquisa de Dia dos Pais. Alguns dados antecipados para a coluna mostram que 58,6% dos entrevistados pretende gastar o mesmo do que no ano passado. Por outro lado, 21,7% planejam um gasto menor e 14%, maior. Com isso, o gasto médio somando todos os presentes deve ficar em R$ 199. O ticket médio por item é estimado em R$ 173.
Lembrando que é um Dia dos Pais atípico, por ainda estarmos enfrentando o coronavírus e suas restrições no varejo. Uma das perguntas muito características disso é sobre o que ajudará o consumidor a escolher o presente e, somando respostas, a pesquisadora Thais Del Pino identificou que 90,9% dos entrevistados são impactados pela internet. Além disso, 42,9% disseram que vão comprar pelo e-commerce, o que inclui, nesta ordem, sites das lojas (92,6%), Facebook, WhatsApp e Instagram.
E uma pergunta interessante é se o consumidor dará preferência para o comércio local. De todos os ouvidos, 88,3% disseram que sim. O que torna a pesquisa ainda mais - positivamente - curiosa, já que aponta a compra online do varejo da própria cidade, contrariando a percepção comum de que o e-commerce é apenas para grandes redes de fora.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.