Pesquisa aponta que 52% dos lojistas da Capital já tiveram que atrasar o pagamento de contas nos últimos quatro meses, desde que começou a pandemia do coronavírus. A sondagem foi construída pelo Núcleo de Pesquisas do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (SindilojasPOA) com o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Os entrevistados também foram questionados sobre quais despesas estão atrasando e as mais apontadas foram: impostos, fornecedores e o aluguel. Além disso, 40% dos empresários ouvidos contaram também sofrer com a inadimplência dos clientes.
A pesquisa completa está disponível no final desta coluna. Com o objetivo de orientar os lojistas neste momento, o programa ouviu as orientações do consultor do SindilojasPOA, Cláudio D'Ávila. Ele dividiu a situação em três pilares: ter produto em loja, olhar o prazo além do juro e também não descuidar a gestão das pessoas.
Produto - Sem produto em loja, não há venda. É preciso ter a mercadoria de alto giro, que representa a maior parte do faturamento. O fornecedor, portanto, deve se engajar nesse momento delicado do comércio, que, na sua maioria, está fechado na Capital.
Prazo - Em geral, o lojista olha o juro da conta para decidir o que atrasa primeiro. Até porque não há receita para pagar tudo para grande parte dos empresários neste momento. Cláudio D'Ávila pondera, no entanto, que a imprevisibilidade sobre a duração desta crise exige que o prazo seja tão ou mais considerado do que as taxas. Não será um problema a ser resolvido no curto prazo.
- Uma dívida que se estende mais é melhor do que uma taxa de juros menor a curto prazo complementa o consultor do SindilojasPOA.
Gestão de pessoas - A dica parece batida, mas ganha importância na crise. É trazer o engajamento das pessoas ao processo, motivando quem está na loja. Menos clientes estão comprando. Então, precisam ser atendidos como nunca, para que cada um compre mais.
- Muitas vezes, quem está levando o desânimo é o próprio empreendedor. No geral, a crise está prejudicando muito. Mas há casos de quem está vendendo 30% mais e pensa em reduzir o quadro de funcionários.
Mais detalhes sobre a pesquisa no programa Acerto de Contas. Ouça aqui:
Pesquisa sobre as finanças dos lojistas na pandemia:
1) Você teve que atrasar alguma conta da loja nos últimos 4 meses, desde o início da pandemia?
Não: 48%
Sim: 52% (78 pessoas)
2) Qual(is) destas contas da loja você teve que atrasar nos últimos 4 meses, após o início da pandemia? Resposta múltiplas
Impostos: 69,2%
Pagamento de fornecedores: 67,9%
Aluguel: 43,6%
Fatura do cartão de crédito: 42,3%
Internet: 33,3%
Condomínio: 33,3%
Telefone: 30,8%
Luz: 25,6%
Prestação do carro: 16,7%
Pagamento de salários: 16,7%
Água: 14,1%
Prestação do imóvel: 7,7%
Mensalidade sindicato: 1,3%
Plano de saúde: 1,3%
3) Qual(is) das contas você optou por atrasar primeiro? Respostas múltiplas
Impostos: 48,1%
Pagamento de fornecedores: 37,7%
Aluguel: 24,7%
Não priorizou nenhuma conta: 14,3%
Fatura de cartão de crédito: 13%
Luz: 11,7%
Telefone: 11,7%
Condomínio: 9,1%
Água: 7,8%
Internet: 7,8%
Prestação de carro: 6,5%
Pagamento de salários 3,9%
Prestação do imóvel: 2,6%
Plano de saúde: 1,3%
Mensalidade sindicato: 1,3%
4) Você teve que atrasar estas contas desde o início da pandemia ou está começando a atrasar agora?
Atrasei desde o início: 67,9%
Estou começando a atrasar agora: 32,1%
5) Você está utilizando o cheque especial da conta bancária da loja?
Não: 81,3%
Sim: 19,7%
6) A partir de qual período você começou a utilizar seu cheque especial?
Desde março (início da pandemia): 50%
Desde maio: 35,7%
Desde junho: 14,3%
Neste mês de julho: 0%
Já utilizava antes de março: 0%
7) Seus clientes estão inadimplentes?
Não: 60%
Sim: 40%
8) Em média, quanto em percentual cresceu a inadimplência na sua loja comparado ao período anterior à pandemia (março)?
Percentual médio de crescimento da inadimplência: 36,2%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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