A equipe de estudos econômicos da BRAIN Inteligência Estratégica ouviu 1,2 mil pessoas no país para entender quais medos e preocupações elas sentem em relação ao coronavírus. Sejam de saúde, sejam da área econômica. Lembrando que a insegurança e a incerteza são fatores relevantes para a questão psicológica das pessoas, mas também na intensidade da crise econômica. Por mais de uma vez, a coluna destaca que a confiança também é motor da economia. Assim como a falta dela é uma trava.
Sobre os resultados, Fábio Tadeu Araújo, economista e sócio-diretor da BRAIN, observa que entrevistados de renda mais alta têm uma preocupação menos intensa com a covid-19.
- Pode estar associada às melhores condições que eles possuam para o enfrentamento da pandemia em si - diz o economista.
Além disso, no Sul, há um medo menor de ser infectado pelo vírus. Tal comportamento pode estar relacionado à situação mais controlada da pandemia.
Para a coluna, a empresa enviou com exclusividade os resultados da pesquisa que possuem recorte para a região Sul. Confira:
Medo de ser infectado pelo coronavírus:
Nenhum medo 12%
Medo leve 26%
Medo moderado 32%
Medo intenso 15%
Medo extremo 15%
Maior medo em relação ao coronavírus:
Infectar alguém da família 39%
Crise econômica que o Brasil irá enfrentar 31%
Ser infectado 30%
Está preocupado com uma demissão nos próximos três meses?
Muito preocupado 43%
Preocupado 33%
Pouco preocupado 11%
Nada preocupado 10%
Indiferente 3%
A BRAIN também perguntou sobre a necessidade de buscar o auxílio emergencial durante a crise da pandemia e qual a perspectiva do morador do Sul para a retomada da economia. Confira também esses resultados:
Auxílio emergencial de R$ 600:
Não vou me cadastrar 65%
Sim, vou me cadastrar 35%
Perspectiva de recuperação da economia brasileira:
Um ano ou mais 79%
Entre seis meses e menos de um ano 16%
Menos de seis meses 5%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista