A crise causada pela pandemia de coronavírus tem alterado as relações de consumo. Há problemas no fornecimento de produtos e serviços, flexibilizações foram feitas na interpretação do Código de Defesa do Consumidor e há quem diga que os clientes sairão mais exigentes. Após ter recebido uma mensagem dizendo que "o consumidor é o rei na crise", o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) conversou com Sophia Martini Vial, especialista em direito do consumidor, ex-diretora do Procon Porto Alegre e ex-presidente da ProconsBrasil, a associação nacional dos Procons. Atualmente, ela está atuando sobre o assunto no Senado, em Brasília.
- Agora, o fornecedor está impedido de exercer sua atividade, ele não tem o consumidor chegando nele. Ele precisa se reinventar, da confiança do consumidor, e é aí que o rei do mercado entra. É o consumidor que vai escolher quais contratos ele vai continuar pagando, de onde pedir o alimento, onde comprar o presente de Dia das Mães, de aniversário - explica Sophia.
Para a especialista, o consumidor fará essas escolhas baseado em duas questões. A primeira é optar pelo negócio que lhe dá mais confiança e comodidade, que melhor se adaptou à crise. A segunda é olhar para o fornecedor que demonstra o valor de sua empresa, o quanto ela está se preocupando em manter empregos e fazer girar a economia local, por exemplo.
- O consumidor não vai mais se dar por satisfeito com aquelas informações básicas. Quer saber qual a consequência da compra, se estão sendo empregadas mulheres, se há responsabilidade ambiental ou social. São esses que vão sair fortalecidos dessa crise - comenta.
Sophia Vial também lembra que o fornecedor que está sendo afetado pela crise também é consumidor. E destaca que uma maneira de sair mais forte é revisando o modo como os contratos de compras são feitos.
- Desde aquele contrato mais rápido, aquela entrega na nossa casa, até aquele contrato mais longo, que envolve nossa família, como é o contrato de educação. Então, por isso que eu digo, o consumidor é de fato o rei do mercado nessa crise.
Ouça a entrevista completa para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista