Marca de chocolates bastante conhecida, a Cacau Show está sendo usada em golpes que circulam no WhatsApp. Isso mesmo, a velha estratégia para pegar dados de usuários de internet não dá descanso nem durante uma pandemia e até mesmo usa informações sobre o confinamento. A mensagem que as pessoas estão compartilhando diz que a empresa está dando mais de 5 mil ovos de Páscoa para quem ficar em casa. Há então um link para acessar o conteúdo, que manda compartilhar a promoção com os contatos.
A promoção, no entanto, é falsa. Essas mensagens sinalizam ser o chamado "phishing", termo usado para golpes aplicados por criminosos para pegar dados dos usuários.
A coluna entrou em contato com a Cacau Show para se certificar do que já suspeitava. A empresa reiterou que não realiza esse tipo de doação por WhatsApp para os consumidores. Confira a íntegra da nota encaminhada para a coluna:
"A Cacau Show informa que a mensagem de WhatsApp que está circulando em nome da empresa, prometendo a doação de 5 mil ovos a quem clicar no link relacionado, é fake news. A Cacau Show reitera que não realiza esse tipo de doação por WhatsApp para pessoas físicas. Informamos, ainda, que a Cacau Show já está tomando todas as providências legais e cabíveis em relação ao ocorrido."
Não é a primeira vez que a coluna noticia casos de golpes utilizando marcas no WhatsApp. Durante a Black Friday de 2019, por exemplo, a Tramontina e a Grendene também tiveram seus nomes associados à campanhas falsas.
Nesta semana, o WhatsApp restringiu, novamente, o encaminhamento de mensagens, em um esforço para conter a expansão de notícias falsas sobre a pandemia de coronavírus. Segundo a nova política, o usuário só pode reenviar certas mensagens a uma "conversa" por vez, a fim de impedir a propagação rápida de conteúdo alarmante e que possa ser falso.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista