Apesar de boa parte do mês já ter sofrido com os efeitos da pandemia da covid-19, o preço médio do aluguel de imóveis residenciais subiu em Porto Alegre. O Índice FipeZap trouxe um avanço de 0,36% sobre fevereiro. O metro quadrado ficou custando, em média, R$ 24,59 na Capital. No acumulado de 12 meses, a alta é de 7,45%, ou seja, mais do que o dobro da inflação.
Já nos imóveis residenciais à venda, o Índice FipeZap já identificou em março uma queda de 0,13% no preço médio. Foi o primeiro recuo após quatro meses de alta, inclusive com aumentos acima da inflação, o que sinalizava uma retomada do mercado imobiliário.
Lembrando que a pandemia foi declarada no meio do mês passado, tendo seus efeitos econômicos concentrados na segunda metade de março. Abril, portanto, deve trazer reflexos mais fortes de retração.
Logo no início da crise, dispararam os pedidos de renegociação de aluguéis, tanto residenciais quanto comerciais. A coluna já explicou que não tem um dispositivo específico obrigando o proprietário a reduzir ou adiar cobranças, mas há alguns argumentos que podem vir a ser usados em uma ação judicial. Saiba mais: Como fica o aluguel em tempos de pandemia
Saiba mais também no programa Seu Dinheiro Vale Mais, em GaúchaZH:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista