A economia gaúcha cresceu 1,7% em 2019, conforme o monitoramento do Banco Central. A autoridade monetária calcula mensalmente o Índice de Atividade Econômica Regional do Rio Grande do Sul, que é considerado uma prévia do PIB, indicador divulgado trimestralmente pelo IBGE.
O avanço ficou acima da média nacional, que teve crescimento de 0,89% sobre 2018. No entanto, o Banco Central observa que o desempenho gaúcho ficou abaixo da média da região Sul:
IBCR:
Região Sul +2,1%
Rio Grande do Sul +1,7%
Paraná +2,1%
Santa Catarina +2,5%
O Banco Central usa os dados de setor do IBGE para calcular o desempenho da economia. Lembrando que o Rio Grande do Sul teve crescimento de 2,6% na produção da indústria, avanço de 2,5% nas vendas do varejo, mas queda de 1,8% no setor de serviços.
O resultado do ano aqui no Estado foi sustentado pelo varejo e pelo primeiro semestre da indústria. As vendas dos lojistas foram muito bem, atingindo em dezembro o maior patamar desde 2000. A indústria teve um início de ano de recuperação forte, mas foi perdendo fôlego e recuou em cinco dos seis meses do segundo semestre. Aí, está um alerta para projetar 2020.
Dezembro
Em dezembro sobre novembro, a economia gaúcha recuou. O indicador do Banco Central ficou em -1%, já feito um ajuste sazonal. O resultado negativo foi puxado pelo corte na produção industrial no mês, que foi de -1,2%, considerando que as vendas do varejo e o volume de serviços avançaram no Estado nessa comparação.
Em relação a dezembro de 2018, o IBCR-RS ficou zerado. Ou seja, sem avanço ou recuo na economia quando comparada com o mesmo mês do ano anterior.
Relembre o desempenho dos setores gaúchos em 2019:
Apesar do suspiro de dezembro, setor de serviços fechou 2019 em queda no RS
Varejo do RS atingiu em dezembro o maior patamar de vendas desde 2000
Apesar da perda de fôlego no segundo semestre, produção da indústria do RS fechou 2019 com crescimento
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista