Com o maior peso no cálculo do PIB, o setor de serviços no Rio Grande do Sul fechou 2019 com queda de 1,8% em volume. Vai na contramão da média nacional, que cresceu 1% interrompendo quatro anos consecutivos de queda. No ano passado, o pior desempenho do Rio Grande do Sul ficou com o segmento de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que recuou 3,2%.
Apesar de ainda negativo, a queda foi amenizada no último mês. Ela vinha sendo mais intensa. Isso porque dezembro foi positivo sobre novembro, com o setor de serviços crescendo 0,4%.
Em relação ao mesmo mês de 2018, o desempenho caiu 1%. O recuo mais intenso, nessa comparação, foi no segmento de serviços prestados às famílias: -5,5%.
Com a divulgação do setor de serviços, o IBGE encerra a apresentação dos dados mensais de desempenho dos setores econômicos. No Rio Grande do Sul, o varejo fechou 2019 com crescimento de vendas, assim como a produção industrial. Relembre:
Varejo do RS atingiu em dezembro o maior patamar de vendas desde 2000
Apesar da perda de fôlego no segundo semestre, produção da indústria do RS fechou 2019 com crescimento
Com os dados do IBGE, o Banco Central calcula seu índice de monitoramento da economia, que tem uma metodologia diferente e é divulgado antes do PIB, o indicador trimestral do IBGE. O indicador deve ser divulgado nesta sexta-feira (14).
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista