A produção industrial do Rio Grande do Sul teve uma forte queda em dezembro sobre novembro, de 1,2%. Foi o terceiro mês consecutivo de recuo, segundo o monitoramento do IBGE. Na comparação com dezembro de 2018, também houve queda, mas foi menos intensa, de 0,6%. Conforme o instituto, o recuo mais forte, de 3,4%, ocorreu no segmento de máquinas e equipamentos.
O segundo semestre foi bastante ruim para o setor, que perdeu fôlego na recuperação que tinha engatado nos primeiros seis meses do ano, chegando a ter o melhor resultado do países em diversas divulgações. Setembro até registrou crescimento, mas foi estimulado pontualmente pela fabricação de móveis. Depois, o resultado voltou a ficar negativo. Ou seja, a indústria gaúcha teve somente um mês de crescimento no segundo semestre de 2019.
Apesar disso, o acumulado do ano ainda ficou no positivo. A produção da indústria cresceu 2,6% em 2019 sobre 2018, avanço sustentado pelo forte resultado do primeiro semestre do ano.
Em 2019, o maior avanço verificado pelo IBGE foi no segmento de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias, de 1,93%. Já a queda mais forte, de 0,43%, foi identificada nas fábricas de Máquinas e Equipamentos.
A crise na Argentina teve impacto forte nas exportações gaúchas a partir da metade do ano passado. Também houve redução nos embarques para a China, que ainda continuou, no entanto, como o principal destino dos produtos do Rio Grande do Sul. Relembre os dados da balança comercial gaúcha em 2019, noticiados pela coluna em janeiro: RS exportou 12,5% a menos em 2019, com queda nos embarques para a China e aumento para os EUA
Ainda em agosto, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI) avisava que o setor industrial tinha acendido a luz amarela. Com o passar dos meses, a entidade passou a afimar que o quadro foi "fortemente deteriorado", ou seja, o sinal amarelo passou para vermelho. Leia mais: Quadro do RS foi "fortemente deteriorado", alerta instituto que reúne 50 grandes indústrias do país
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista