Grupo com sede mundial na França, a Schneider Eletric está encerrando as atividades na sua fábrica de Porto Alegre. A unidade será fechada e os 70 funcionários já foram dispensados. A unidade gaúcha fica no bairro Jardim São Pedro e produzia nobreaks, estabilizadores, inversores fotovoltaicos, entre outros equipamentos elétricos.
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (Stimepa), João Batista Massena confirma o número de demissões. Ressalta que, durante a negociação, a empresa se comprometeu a pagar todas as verbas rescisórias. Ainda segundo a sindicalista, a produção será transferida para outras unidades da Schneider Eletric.
— A direção nos falou que vale mais para a empresa, que ficará mais competitiva. Citou questões de logística entre os motivos — conta o presidente do Stimepa.
Entre os trabalhadores demitidos, há vários técnicos em eletrônica e sistemas. A coluna tentou contato com a empresa pelo telefone da unidade gaúcha e também pelos canais da assessoria de imprensa, mas ainda não conseguiu conversar com alguém da direção ou um posicionamento oficial.
A Schneider Electric é uma empresa com foco em gestão de energia elétrica e automação de residências, edifícios, indústrias, entre outros. Possui 196 unidades fabris pelo mundo. Aqui no Brasil, tem operações também em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Goiás e Brasília.
A empresa enviou um posicionamento para a coluna na tarde desta terça-feira (7). Na nota, confirma o fechamento da fábrica, diz que manterá uma equipe de vendas em Porto Alegre e reforça que seguirá operando no Brasil. Confira o texto na íntegra:
“Com seu portfólio de produtos em constante evolução tecnológica para estar à frente das transformações do mercado, a Schneider Electric deu início à transição da atual oferta de nobreaks TOP-DSP para a introdução da nova família de trifásicos Easy UPS. Deste modo, a companhia tomou a decisão estratégica de encerrar, em dezembro de 2019, a operação da CP Eletrônica, sua unidade situada em Porto Alegre (RS).
O time de Vendas local continuará operando normalmente, agora de forma independente e em outro edifício, em uma área mais central de Porto Alegre.
A Schneider Electric ressalta que segue atuando com solidez no Brasil, país estratégico onde está presente há mais de 70 anos.”
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista