Quem conferir a fatura e o saldo da conta Banrisul ainda pode encontrar uma taxa de cheque especial de 12,5% ao mês. Lembrando que nesta segunda-feira (6) passaram a valer as novas regras para cheque especial, que limitam o juro a 8% ao mês.
O fato foi notado pelos clientes do banco, que estão reclamando nas redes sociais, e conferido pela coluna. O banco chegou a entrar no início da tarde na lista dos assuntos mais comentados do Twitter no Rio Grande do Sul.
Para um dos clientes que reclamaram na rede social, há uma resposta dada pelo perfil oficial do Banrisul. Nela, o banco sinaliza que é um problema do sistema, mas que, em caso de uso do empréstimo, o juro aplicado será de 8%.
“As taxas do cheque especial serão atualizadas ao final do dia, devido a uma programação sistêmica. Esclareço que em caso de utilização de algum valor do cheque especial, no dia de hoje, a cobrança dos juros referente a este período, já será a taxa máxima de 8%", diz o tweet do Banrisul.
É bom destacar que, mesmo com a redução da taxa de juros, o cheque especial não é a fonte adequada de dinheiro para imprevistos e muito menos para ser considerada uma extensão do salário do mês. Sobre isso, saiba o porquê na coluna: Mesmo com juro limitado e sem mensalidade, saiba por que fugir do cheque especial.
O banco enviou nota à coluna. Confira:
“A taxa de juros do Cheque Especial, que consta no extrato durante o dia 06.01.2020, refere-se àquela praticada até o dia 03.01.2020. A partir do dia 06.01.2020, as taxas praticadas estão limitadas a 8% a.m., conforme resolução do Banco Central, sem qualquer prejuízo aos clientes do Banrisul.”
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista