Criado em 2015 durante o auge da crise econômica, o Índice de Expectativa do Mercado Imobiliário de Porto Alegre (IEMI) fechou 2019 atingindo recorde positivo. Quem comemora o resultado é o diretor Tiago Dias, da Alphaplan Inteligência em Pesquisa, que calcula o indicador para o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS).
Trimestral, o indicador atingiu agora 150,8 pontos. Com isso, avançou 9,7% sobre o trimestre anterior. Houve melhora na expectativa de todos os entrevistados, que incluem incorporadoras, corretores imobiliários e até mesmo consumidores. As construtoras seguem as mais otimistas, mas o maior avanço na confiança ocorreu entre consumidores. Confira:
Incorporadores:
159 pontos
+9,4%
Corretores imobiliários:
152,6 pontos
+5,8%
Consumidores:
140,8 pontos
+14,8%
— É recorde em todos os indicadores! Entre as imobiliárias, incorporadores e consumidores — observa o diretor Tiago Dias.
De 0 a 200, o IEMI tem estabilidade nos 100 pontos. Acima disso, sinaliza otimismo e, abaixo, é pessimismo.
A expectativa agora é que esse otimismo se reflita em geração de empregos, por exemplo. A construção civil segue com saldo negativo no mercado de trabalho do Rio Grande do Sul, apesar de uma melhora na média nacional. O mercado imobiliário é termômetro e motor da economia.
Sobre a retomada do setor imobiliário, leia o que a coluna publicou ainda no início de dezembro: Termômetro e motor da economia, construção civil já traz indicadores positivos no Sul.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista