Chamou a atenção na divulgação do PIB o desempenho positivo da construção após muitos trimestres no negativo. Provocada pelo resultado, a coluna foi analisar os dados mais recentes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção e identificou sinais interessantes para o setor que tanto emprega e serve de termômetro da economia.
Segundo a CBIC, a região Sul registrou o lançamento de 3.588 unidades residenciais no terceiro trimestre. É um aumento de 47,4% sobre o trimestre anterior, bom e significativo, mesmo que ainda apresente um resultado 21,3% menor do que no mesmo período do ano passado. Segmento que mostrou bastante resiliência durante a crise econômica, as habitações populares do Minha Casa Minha Vida representaram 1.639 unidades deste número.
Além dos lançamentos, a venda também aumentou. Na região Sul, foram comercializadas 4.227 unidades de imóveis residenciais. O número supera em 15,4% o trimestre anterior e também cresce, mesmo que apenas 1,2%, na comparação com o terceiro trimestre de 2018. No caso do Minha Casa Minha Vida, foram 2.089 dessas vendas.
Perceba que o número de venda superou o de lançamentos. Isso é bem importante para que se desove o estoque de imóveis formado pela queda na comercialização durante a crise econômica, que afetou com tanta força a construção civil.
No entanto, é importante que esse ritmo continue nos próximos trimestres. Até mesmo para que chegue na geração de empregos. A construção civil segue com o pior resultado no mercado de trabalho formal do Rio Grande do Sul. Em outubro, teve novamente um saldo negativo entre as constratações e demissões. Só no acumulado dos últimos 12 meses, foram extintos quase 4 mil empregos com carteira assinada.
Mas por que a coluna diz que a construção civil é um termômetro de longo prazo da economia? Porque a decisão de construir um empreendimento depende de uma confiança de que haverá demanda por ele. Assim como uma família comprar um imóvel sinaliza que há segurança dela em relação à renda, ao emprego e, portanto, à sua capacidade de pagá-lo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista