Após a coluna noticiar que a Mundo Verde pretendia abrir seis lojas novas no Rio Grande do Sul, recebeu o alerta de leitores de que a rede de produtos naturais recém tinha sofrido problemas no mercado gaúcho. Coincidência ou não, foram fechadas seis operações da marca aqui no Estado no último anos. Ou seja, caso consiga investidores e confirme sua previsão, será uma reposição no mercado e não uma expansão, como a CEO, Claudia Abreu, disse que seria. Atualmente, restaram quatro lojas.
Segundo um ex-franqueado que não quis se identificar, o plano de negócios apresentado pela Mundo Verde não tinha como ser executado. Em especial, a previsão de retorno do investimento, falhas na estrutura do centro de distribuição e falta de investimento em marketing local. Houve ainda a queixa de falta de suporte aos franquados, como treinamento e nutricionista.
CEO da Mundo Verde, Claudia Abreu afirma que o investimento inicial para abrir uma unidade da marca é de R$ 350 mil. O prazo estimado de retorno é de 36 meses.
Questionada sobre o retorno após a publicação das informações prestadas pela empresa, a Mundo Verde enviou a seguinte nota para a coluna:
"Atualmente, contamos com quatro unidades no Rio Grande do Sul, sendo duas em Porto Alegre (uma delas entre as melhores performances do país), uma em Pelotas e uma em Passo Fundo. Devido a reajustes na operação, seis unidades foram fechadas no último ano, e estamos trabalhando para abrir seis novas lojas em 2020, meta que leva em consideração o amplo público atento a saudabilidade e investidores interessados em franquear lojas da nossa marca. A franqueadora disponibiliza à rede todo o respaldo técnico na operação de loja, incluindo treinamentos técnicos de vendas, treinamento de nutrição, Universidade Mundo Verde, marketing nacional e regional, clube de fidelidade, suporte de tecnologia, centro de distribuição, homologação de produtos e fornecedores, entre outras necessidades que os franqueados possam ter."
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista