Maior rede de postos do país e com sede na serra gaúcha, a SIM Rede de Postos cancelou a compra da Mime, empresa de postos de combustível de Jaraguá do Sul (SC). O acordo para a operação, chamada de incorporação, tinha sido anunciado em setembro e chegou a ter a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O valor da negociação não chegou a ser divulgado, mas a projeção de faturamento da empresa após o negócio passava para R$ 5 bilhões em 2020. Ou seja, seria uma gigante do setor de combustíveis.
Atendendo a coluna para falar da desistência, o diretor-presidente da rede SIM, Neco Argenta informou que a decisão foi tomada após o resultado da due diligence, uma investigação que é feita nas contas das empresas para avaliar o risco do negócio. No entanto, o executivo não quis detalhar quais indicadores levaram ao rompimento do acordo.
— Foi uma decisão tranquila e já comunicamos nossos funcionários. Ainda não havíamos começando a união das operações. Seguiremos olhando o mercado agora — acrescentou Neco Argenta, sinalizando que a SIM deve ir às compras novamente em breve.
Segundo a Agência Nacional do Petróleo, a empresa gaúcha já é a maior rede de postos do país em número de estabelecimentos. Tem 140 operações e, unindo os ativos com a catarinense, passaria para 200 unidades.
A SIM Rede de Postos foi fundada pelos irmãos Neco e Deunir Argenta em 1985, em Flores da Cunha (RS). Atualmente, tem 2,7 mil funcionários. Já a Rede Mime foi fundada em Jaraguá do Sul (SC) em 1977 e tem 1,250 mil funcionários, com 51 operações.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista