O Rio Grande do Sul receberá boa parte do investimento de R$ 1,2 bilhão anunciado pelo Grupo Big. Inspirada na marca gaúcha, a holding adotou o novo nome em agosto deixando de usar a marca Walmart Brasil, conforme antecipou na ocasião a coluna Acerto de Contas.
Aqui no Estado, ficam 23 das 37 reinaugurações de lojas somente ao longo do mês de setembro. A mudança começa nesta quinta-feira (12) e vem com uma nova identidade visual. Até o final do ano, mais onze hipermercados serão reinaugurados no Rio Grande do Sul e todos terão a bandeira BIG, voltando à origem. A iniciativa reverte um movimento que vinha ocorrendo de extinção da marca e transformação das lojas em Walmart, até que a rede norte-americana vendeu 80% da operação brasileira para o fundo de investimentos Advent, dono também da rede Quero-Quero, de materiais de construção.
No Rio Grande do Sul, são mais de cem lojas do Grupo Big, incluindo os supermercados da bandeira Nacional. Todas passarão por um processo de renovação, somando mais de R$ 100 milhões de investimento local em 18 meses.
— BIG é uma marca forte no Sul do país e bem avaliada no Sudeste, assim como Bompreço, amplamente reconhecido no Nordeste. Contam com elementos importantes de afetividade que queremos resgatar. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, os hipermercados passam a ser BIG e no Nordeste, BIG Bompreço — reforça o diretor-executivo de Hipermercado do Grupo Big, Jorge Herzog, que já disse em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) que estava sendo ampliado o quadro de funcionários para melhorar o atendimento. Relembre: "Muda a política de preço e o atendimento vai melhorar", garante diretor do Grupo BIG, que substitui o Walmart Brasil
Além de lojas reformadas, a reestruturação da companhia traz novos serviços e um aumento de 35% no sortimento de produtos, incluindo o crescimento de itens regionais. Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. São sete bandeiras usadas nas lojas.
Self-checkouts
Entre as novidades do Grupo Big, está a instalação de caixas de autoatendimento nas lojas. Os equipamentos também são bastante conhecidos como self-checkouts. No Rio Grande do Sul, o BIG Cristal é a primeira unidade a receber a tecnologia.
O hipermercado fica na zona sul de Porto Alegre e está com seis caixas de autoatendimento. Segundo a empresa, a ideia é reduzir o tempo de fila para pagamento e também oferecer uma nova experiência de compra aos clientes. Além dessa loja, só duas outras do país estão com o serviço e ficam em São Paulo (SP) e Recife (PE).
Por algum tempo, os terminais funcionarão em um esquema piloto. Os consumidores serão convidados a usar as máquinas contrando com a ajuda de funcionários. O self-checkout é configurado em português, inglês e espanhol. Tem três divisões: base de apoio para produtos, leitor de código de barras com tela de informações e área de empacotamento de mercadorias.
O primeiro passo é recolher os itens do carrinho e da base de apoio para produtos, registrá-los através do scanner um de cada vez e, em seguida, colocá-los na área de empacotamento, a qual já conta com sacolas para transporte. Após a leitura do primeiro produto, os clientes podem optar por incluir ou não o CPF no cupom fiscal.
Para frutas e verduras, o cliente seleciona na tela o nome do produto que está sendo comprado e o pesa na balança, localizada na parte central do equipamento. No caso de registro de itens restritos, como bebidas alcoólicas e cigarro, a luz amarela é acesa e a autorização da compra é feita somente após entrega de documento ao supervisor que comprove a idade mínima de 18 anos.
Ao finalizar o registro de todos os produtos, os consumidores passam para o pagamento, escolhendo na tela se usarão cartões de débito, crédito, vale-alimentação ou cartão presente. Não pode pagar com dinheiro. Ao finalizar a transação, é emitido o cupom fiscal, no qual é impresso um QR Code para que o cliente apresente na saída da área de autoatendimento.
Por fim, os terminais ainda contam com sinalização luminosa na parte superior, nas cores verde (liberado), amarelo (atenção) e vermelho (interrompido). Elas indicam aos clientes e ao supervisor se todo o processo de compra está ocorrendo normalmente ou se requer algum tipo de ajuda.
Ainda sobre a mudança no Grupo Big, leia:
Relembre ainda da entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):