As pesquisas mostraram que a cultura da marca BIG era o que o fundo de investimentos Advent queria para substituir o Walmart Brasil. Por isso, a holding passa, a partir desta segunda-feira (12), a se chamar Grupo BIG, reforçando a marca gaúcha que, até então, iria sumir na transformação das lojas em Walmart iniciada em 2016. Diretor-executivo de Hipermercados, Jorge Herzog, conversou com o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) logo após o anúncio ter sido feito a funcionários e enumerou o que valorizaram na marca:
— Atributos como força e simplicidade. São a cultura da marca BIG e é o que buscamos para a empresa.
A holding Grupo BIG terá os hipermercados BIG e BIG Bompreço, que substituirão as três atuais: BIG, Bom Preço e Walmart. Mas a marca Nacional, de supermercados, também volta e cresce. Dará nome ainda aos estabelecimentos deste porte no restante da região Sul e no Sudeste.
— Só que não é so mudança de marca. Mexeremos no layout das lojas e aumentaremos o número de produtos, com foco em itens regionais. Em especial, alteramos a política de preços. Sai o "preço baixo todo dia" e entra o "preço de promoção".
Herzog lembra que a política da rede norte-americana Walmart era ter preços estáveis. Só que o Advent entende que o brasileiro é focado em promoção e faz pesquisas constantes de preços.
O atendimento é um ponto que o Grupo BIG pretende melhorar, garante o diretor. Informa que a equipe está sendo ampliada, o que já afasta o receio de demissões com as mudanças.
— Vamos melhorar o atendimento. Estamos colocando mais pessoas, em especial, na frente de caixa e na área de eletrônicos.
Para finalizar, Herzog diz que as lojas que deveriam ser fechadas já tiveram as atividades encerradas. Portanto, estaria finalizado o processo de enxugamento que o Walmart deu início durante a recessão econômica e que atingiu mercados que, segundo a empresa, não estavam dando resultados financeiros positivos.
Ouça mais detalhes da entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):