Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Supermercados

Com o fim do Walmart no Brasil, marcas BIG e Nacional voltam com força

Comunicação está sendo feita para funcionários nesta segunda-feira

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil
Daniela Xu / Agencia RBS
Marca de hipermercados BIG ganhará força

A marca Walmart deixará de ser usada no Brasil e a empresa passará a se chamar Grupo BIG, conforme imagem abaixo obtida pela coluna. Como o Acerto de Contas tratou ainda na sexta-feira, a decisão está sendo comunicada na manhã desta segunda-feira (12) para os funcionários da empresa. Foi tomada pelo Advent, fundo de investimentos que comprou a operação brasileira da rede norte-americana há pouco mais de um ano e que também é dono da Quero-Quero, varejista gaúcha de materiais de construção. As marcas passaram por pesquisas, que ouviram mais de 600 pessoas. 

No Rio Grande do Sul, o Walmart era dono de bandeiras como BIG e Nacional e estava no meio de um processo de transformação, que até desacelerou após a aquisição. As lojas estavam sendo reformadas e mudando para o conceito e marca usados nos Estados Unidos. Quando ocorreu a compra pelo Advent, já tinham sido transformadas sete lojas. 

Agora, as marcas BIG e Nacional voltarão com força e, provavelmente, irão se espalhar pelo país. Elas já eram do Sonae, grupo português que vendeu a operação para a rede norte-americana Walmart em 2005. 

Os hipermercados serão transformados primeiro. Já os supermercados ficarão para 2020. A holding Grupo BIG terá os hipermercados BIG e BIG Bompreço, que substituirão as três atuais: BIG, Bom Preço e Walmart. No dia 12 de setembro, serão lançados onze hipermercados no Rio Grande do Sul. No total, serão 50 na primeira fase e os demais 50 serão reformados a partir de janeiro.

Com diversas marcas até então, os supermercados passarão a ter somente duas bandeiras. Nacional fica no Sul e no Sudeste e Super Bompreço, no restante do país. A transformação dessas operações será a partir de 2020. 

"A empresa optou por suas marcas regionais, que resgatam o vínculo emocional com os consumidores. As lojas de hipermercado Walmart nas regiões Sul e Sudeste passarão a se chamar BIG, enquanto no Nordeste, todos os hipermercados serão Big Bompreço", diz comunicado enviado à coluna no meio da manhã. 

Nos próximos 18 meses, o Grupo BIG investirá mais de 1,2 bilhão de reais na modernização e ampliação de suas lojas:

"As mudanças, no entanto, vão muito além das novas bandeiras. A empresa já está realizando mudanças efetivas na operação em todo o País, com a renovação das lojas, a ampliação de 30% do sortimento e uma nova estratégia comercial e de preços. Até junho de 2020, a expectativa é concluir a reforma de 100 hipermercados", acrescenta a nota da empresa. 

Reprodução
Imagem que será apresentada aos funcionários nesta segunda-feira

A rede também tem as bandeiras Maxxi, Sam´s Club e TodoDia no Rio Grande do Sul, que serão mantidas. No Estado, além da mudança nas bandeiras das lojas, o Walmart fechou mais de dez unidades nos últimos anos.  

O processo de repaginação dos supermercados tinha começado em 2016.  Em 2017, o investimento foi de R$ 55 milhões. Hipermercados BIG viraram Walmart. A mudança também chegou à bandeira Nacional, com lojas que passaram a se chamar Walmart Supermercados. Na ocasião do anúncio da estratégia, o Walmart disse que investiria R$ 1 bilhão no país em três anos. Durante a recessão, no entanto, a rede fechou mais de dez lojas no Rio Grande do Sul. 

Leia também: "Muda a política de preço e o atendimento vai melhorar", garante diretor do Grupo BIG, que substitui o Walmart Brasil

Estrutura atual do Grupo BIG

Presente no país desde 1995, o Grupo Big, ex-Walmart Brasil, opera hoje com cerca de 550 unidades e 50 mil funcionários em 18 estados brasileiros, além do Distrito Federal. São sete bandeiras entre hipermercados (Big e Big Bompreço), supermercados (Super Bompreço e Nacional), atacado (Maxxi Atacado), clube de compras (Sam’s Club) e lojas de vizinhança (TodoDia), além de postos de combustíveis e farmácias. O Grupo é o terceiro maior conglomerado de varejo alimentar do Brasil. Em julho de 2018, a Advent International anunciou a aquisição de 80% da operação Walmart Brasil. O Walmart Inc. mantém uma participação de 20% na empresa.

Online

Em maio, o Walmart anunciou a interrupção do seu serviço de vendas online no Brasil. A companhia deixou de operar pelo e-commerce, que desde 2017 funcionava como marketplace, que é um canal de venda de mercadorias de outros varejistas. Em nota divulgada à imprensa na ocasião, a companhia afirmou que "será descontinuada a operação de marketplace, que hoje representa uma parcela mínima das vendas totais da companhia". Além disso, a marca manterá "seu foco no atacado, clube de compras e no varejo físico, segmentos em que o Walmart Brasil enxerga enorme potencial de crescimento".  

Divulgação Walmart
Lojas do Nacional estavam virando Walmart Supermercado

Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista   

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Hoje nos Esportes

17:30 - 18:50