Com mais de 1,5 mil operações pelo país, a Lojas Americanas planeja expansão forte no Rio Grande do Sul ainda para 2019. Atualmente, tem 52 operações no mercado gaúcho. Até o final do ano, espera alcançar 80 unidades.
— Ou até mesmo 100 — diz o gerente distrital, Nelson Schmitt, que reuniu-se nesta semana com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Otomar Vivian.
Isso, no entanto, depende do andamento dos processos. A última operação, de 700 metros quadrados e inaugurada no Shopping Total, abriu seis meses após o previsto. Era para estar funcionando no Natal de 2018, mas foi aberta apenas na semana passada. Entre os atrasos, enfrentou o congestionamento de processos devido à indefinição na direção da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS).
Concretizados os planos da rede de varejo, seriam 300 empregos diretos e mais 600 postos de trabalho indiretos criados pela Lojas Americanas no Rio Grande do Sul em 2019. O gerente distrital, Nelson Schmitt, conta que Porto Alegre tem nove operações. A ideia é alcançar 25 na Capital, havendo pontos adequados para a implantação das lojas. As demais unidades serão abertas em várias cidades do interior gaúcho. Os centros de distribuição ficam em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais.
Fundada em 1929, a Lojas Americanas tem unidades em todos os Estados brasileiros. A rede comercializa mais 60 mil produtos de 4 mil fornecedores.