As mensalidades escolares subiram acima da inflação na Região Metropolitana de Porto Alegre Porto Alegre. A diferença foi identificada em recorte feito pela coluna Acerto de Contas na pesquisa de preços feita pelo IBGE para calcular o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O indicador de janeiro considerando o acumulado de 12 meses costuma concentrar os reajustes. Tanto que educação foi um dos grupos que mais exerceram pressão sobre a inflação do mês, segundo o IBGE.
O IPCA geral está acumulado em 4,04% em 12 meses. Já o item de despesas "Cursos Regulares" teve aumento de 6,01% no período.
O maior aumento foi identificado no Ensino Médio. Já as mensalidades de Ensino Superior tiveram a menor elevação, comportamento que vem ocorrendo, principalmente, devido ao aumento dos cursos de educação a distância.
Aumento médio no acumulado de 12 meses:
Creche +6,61%
Ensino Fundamental +7,08%
Ensino Médio +7,35%
Ensino Superior +4,75%
Apesar do aumento das mensalidades, o grupo Educação teve alta de apenas 2,68% no período. Entre os produtos que puxaram o cálculo para baixo, estão itens de papelaria (-7,05%), cadernos (-0,73%) e cursos preparatórios (-1,85%).