Já está à venda em Porto Alegre um chocolate rosa, feito na Bélgica com cacau do Brasil e do Equador. O produto foi lançado mundialmente no ano passado e batizado de Callebaut Ruby.
No Rio Grande do Sul, a primeira loja a vender o chocolate é a Comercial Martini, que fica no Mercado Público. O preço fica até abaixo do que a coluna imaginou quando soube da novidade: em torno de R$ 100 o quilo.
O detalhe interessante é que o chocolate rubi não tem corantes. A cor rosa é obtida pela tonalidade das amêndoas do cacau usadas no processo, cultivadas ao longo de vários anos para alcançar uma quantidade maior dos chamados flavonoides.
— As notas de frutas vermelhas conferem a ele um leve sabor azedinho. Com quase 50% de cacau na composição, não pode ser classificado como um meio amargo. A textura, por sua vez, é semelhante à dos brancos — conta Adriana Kauer, proprietária da Comercial Martini.
O Callebaut Ruby tem sido classificado como um quarto tipo de chocolate. Isso porque não se encaixa na classificação de branco, meio amargo e ao leite.