A prospecção da Havan pelo Rio Grande do Sul segue acelerada. A novidade é que a rede de varejo de Santa Catarina decidiu construir um "power center" em Pelotas. O termo é usado para centros de compras com grandes operações.
Será no mesmo modelo de Passo Fundo, que recebeu a primeira loja da Havan no Rio Grande do Sul com inauguração em dezembro de 2018. Inclusive, com a mesma parceria com o Comercial Zaffari, rede de supermercados com forte presença no interior gaúcho, mas que não é a mesma que atua em Porto Alegre.
— Já está acordado com o Sindicato dos Comerciários e estarei em Pelotas nesta semana ainda — confirma o diretor da Havan, Nilton Hang.
O local onde será a Havan pertence ao Jockey Club de Pelotas e está sem uso. Assim que o contrato de aluguel for assinado, será dada entrada dos projetos nos órgãos públicos e as obras começam ainda neste primeiro semestre de 2019.
A outra cidade que tem negociações avançadas é Santa Maria, como noticiou a coluna Acerto de Contas ainda em dezembro. No entanto, Santa Cruz do Sul deve passar na frente, segundo o diretor da Havan. Nilton Hang vai à cidade nesta semana também. No município, a área já está escolhida, mas falta acordo com o Sindicato dos Comerciários. Aliás, Santa Cruz do Sul foi destaque em pesquisa sobre locais para investir: As oito melhores cidades para fazer negócios no RS
Cada loja da Havan no Rio Grande do Sul recebe investimento aproximado de R$ 30 milhões. A geração de empregos estimada varia de 120 a 160 postos de trabalho. A operação de Passo Fundo atingiu o número máximo de vagas.
A empresa fala em abrir 50 lojas no Rio Grande do Sul, podendo aumentar para 60. Os investimentos da empresa no Estado voltaram à pauta no início de 2018 durante a cobertura da coluna Acerto de Contas da NRF, em Nova York. No plano de negócios divulgado em 2017, a Havan já tinha citado a intenção de retomar a ideia de abrir lojas no Rio Grande do Sul.