O Rio Grande do Sul está representado com oito municípios no ranking das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios no país. O estudo é feito pela Urban Systems para a Revista Exame.
A empresa analisa o potencial de desenvolvimento econômico, considerando as cidades com as melhores oportunidades para se investir. Apresenta ainda recortes dos melhores municípios em desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.
Para montar o ranking, é usado o IQM - Índice de Qualidade Mercadológica. O objetivo é ser parâmetro para qualificar mercados, sintetizando informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais. Foram considerados municípios com mais de 100 mil em 2017, segundo o IBGE.
O ranking nacional é liderado por Vitória, no Espírito Santo. É seguida por São Caetano do Sul e São Paulo, ambas no Estado de São Paulo. Depois, vem Porto Alegre.
Confira as oito cidades do Rio Grande do Sul e as posições no ranking:
Porto Alegre - caiu do 3º lugar em 2017 para 4º em 2018.
Santa Cruz do Sul - subiu de 23º para 20º.
Bento Gonçalves - caiu de 25º para 27º.
Erechim - subiu de 75º para 41º.
Passo Fundo - caiu de 30º para 42º.
Santa Maria - caiu de 35º para 61º.
Caxias do Sul - caiu de 44º para 64º.
Pelotas - caiu de 81º para 89º.
Desenvolvimento Econômico
A categoria Desenvolvimento Econômico traz o recorte econômico e financeiro do estudo principal. Também considera informações de importação e exportação; diversidade econômica; e empreendedorismo.
Cidades do Rio Grande do Sul entre as 20 melhores no ranking nacional:
Santa Cruz do Sul - 3º lugar
Bento Gonçalves - 6º lugar
Caxias do Sul - 7º lugar
Porto Alegre - 19º lugar
Pelo destaque no ranking desta categoria, o estudo da Urban Systems traz detalhes de Santa Cruz do Sul, município com 127 mil habitantes. Apesar de apresentar redução no PIB municipal no período analisado, a cidade conta com elevado PIB per Capita: R$ 61.584 por habitante. Além disso, destaque para o crescimento dos empregos formais, das importações, exportações e registro de microempreendedores individuais (MEI).
Capital Humano
Considerado condição fundamental para o desenvolvimento e atração de qualquer segmento de empresa ou negócio, o Capital Humano sinaliza a mão de obra do local. A categoria considera questões sociodemográfica, econômicas e de educação.
Cidades do Rio Grande do Sul entre as 20 melhores no ranking nacional:
Porto Alegre - 10º lugar
Passo Fundo - 13º lugar
Desenvolvimento Social
A categoria mede o reflexo do desenvolvimento de negócios na cidade sobre a população local, medindo indicadores sociodemográficos e econômicos, de educação, de saúde e de segurança. Não há cidades do Rio Grande do Sul entre as 20 melhores no ranking nacional desta categoria.
Infraestrutura
A categoria considera desde a infraestrutura básica, como distribuição de água, até telecomunicação. Aponta cidades que não possuem barreiras para o desenvolvimento de negócios de diferentes segmentos, ressalta a Urban Systems.
Cidade do Rio Grande do Sul entre as 20 melhores no ranking nacional:
Porto Alegre - 7º lugar