Para diversificar o catálogo, a distribuidora gaúcha Frumar passa a vender também o tamboril, que é mais conhecido como peixe-sapo. Como as fotos mostram, é feioso. No entanto, é considerado uma carne nobre, com sabor e textura semelhantes à lagosta, garante o gerente de Comércio Exterior da Frumar, Luiz Tondo. A vantagem está no preço. A carne de lagosta custa três vezes mais.
O tamboril é pescado no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. A ideia da Frumar é vender o peixe fresco aqui para o Estado e também para Santa Catarina. Já congelado, será comercializado em todo o país.
- O tamboril é um tipo de peixe muito valorizado na Europa e Estados Unidos. Alguns chefes de cozinha internacionais comparam o filé de tamboril com o abadejo. Praticamente toda a captura nacional desta espécie é exportada. Decidimos entrar neste mercado e fechamos uma parceria com um dos poucos armadores, que são os donos de barcos, autorizados a pescar esta espécie e parte da produção será destinada ao mercado interno - detalha Tondo.
A venda para o mercado brasileiro começa já com cinco toneladas de tamboril por mês. No entanto, a Frumar recebeu interesse de compradores dos Emirados Árabes, China, Estados Unidos e Coreia.
- Estimamos exportar um contêiner por mês, com quantidade média de 20 toneladas - afirma o executivo.
A Frumar diz que, no Brasil, há somente dois barcos autorizados pela Secretaria de Aquicultura e Pesca focados nesta espécie. O parceiro da empresa é o Cordeiro de Deus, que fornece também para a Europa.