Supera 300 o número de trabalhadores que ficarão sem emprego com fechamento da unidade da TAP Manutenção e Engenharia (TAP ME) em Porto Alegre. A informação é do Sindicato dos Aeroviários. Segundo o diretor da entidade, Osvaldo de Ávila Rodrigues, as demissões se intensificaram já em setembro de 2017, quando eram 1,2 mil trabalhadores. A operação tem 350 funcionários, diz o sindicato, e a empresa informa que cerca de 40 serão transferidos para outas unidades.
Rodrigues diz que é mão de obra especializada e que poderia ser absorvida por outros setores. Segundo o sindicato, são profissionais de mecânica, eletrônica, elétrica, estofaria e na área de estruturas.
- São trabalhadores que podem ser interessantes para empresas de setores diversos, como indústria metalmecânica, móveis, metalurgia, eletro e eletrônica. Outro setor importante para absorver estes profissionais seria a indústria automobilística - reforça o diretor.
A TAP Manutenção e Engenharia (TAP ME) vai encerrar a operação em Porto Alegre até dezembro de 2018. A companhia aérea de Portugal comprou a operação da Varig em 2005. Na época, 2,5 mil pessoas trabalhavam no local.
"A TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E) confirma o encerramento das atividades da unidade de Porto Alegre/RS. Os colaboradores já foram comunicados da decisão, motivada também pela falta de demanda do mercado. Ao todo, 20 foram transferidos para Lisboa, em Portugal. Para o Rio de Janeiro, serão remanejados entre 10 e 20 funcionários." - disse a empresa em comunicado para a coluna Acerto de Contas.
A outra unidade da TAP Manutenção e Engenharia fica no Rio de Janeiro. A operação de Porto Alegre fica em uma área da Fraport do outro lado da pista em relação ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.
...
Atualização
Nesta sexta-feira (05), a TAP ME enviou nova nota para a coluna:
"Com o encerramento das atividades da base em Porto Alegre, serão desligados até 31 de dezembro de 2018 aproximadamente 300 colaboradores. A TAP Manutenção e Engenharia está trabalhando para auxiliar na realocação desses profissionais em outras empresas do setor."