O que se especulava há meses está se confirmando. A TAP Manutenção e Engenharia (TAP ME) deve encerrar a operação em Porto Alegre até dezembro de 2018. A informação é do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.
Segundo a entidade, a presidente da TAP ME, Gláucia Loureiro, informou os trabalhadores de Porto Alegre em uma reunião no hangar. A companhia aérea de Portugal comprou a operação da Varig em 2005. Na época, 2,5 mil pessoas trabalhavam no local. Atualmente, são 350.
- As demissões se intensificaram em setembro de 2017, quando eram 1,2 mil trabalhadores ainda. Apesar do anúncio, ainda buscamos interessados. A operação tem valor porque faz a manutenção de aeronaves. A presidente da TAP ME disse que algumas áreas da empresa devem funcionar até o término dos contratos - diz Osvaldo de Ávila Rodrigues, diretor do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre.
A outra unidade da TAP Manutenção e Engenharia fica no Rio de Janeiro. A operação de Porto Alegre fica em uma área da Fraport do outro lado da pista em relação ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. A coluna Acerto de Contas procurou a empresa e recebeu a seguinte nota:
"A TAP Manutenção e Engenharia confirma o encerramento das atividades da unidade de Porto Alegre/RS. Os colaboradores já foram comunicados da decisão, motivada também pela falta de demanda do mercado."