Agosto fechou com 329.075 CNPJs do Rio Grande do Sul negativados na Serasa Experian. Destes, 58.308 empresas são de Porto Alegre. O Estado representou 5,9% do total de empresas inadimplentes do país.
Ao contrário da inadimplência entre consumidores, houve aumento do número de empresas com dívidas atrasadas. O Brasil encerrou agosto de 2018 com recorde, quando foram registrados 5.577.543 CNPJs negativados.
Na avaliação dos economistas da Serasa, apesar do nível recorde, o avanço mensal de 0,4% em relação a julho foi o menor dos últimos quatro meses. Isto sinaliza que a inadimplência das empresas pode estar caminhando para uma situação de estabilização ao longo dos próximos meses, ainda que seja em um patamar bastante elevado.
Sem fazer o recorte regional, a pesquisa da Serasa aponta que, no país, o setor de serviços seguiu com a maior participação no total de empresas inadimplentes. Em seguida, está o comércio e só depois a indústria. Bancos e cartões de crédito têm a maior participação no total de dívidas atrasadas.