Pelo segundo mês consecutivo, o número de gaúchos inadimplentes caiu. Enviada para a coluna Acerto de Contas, a pesquisa da Serasa Experian identificou 3.013.500 CPFs negativados no Rio Grande do Sul em agosto.
São 4,9 mil a menos do que em julho. Sendo que, naquele mês, o montante de inadimplentes já tinha sido reduzido em quase 10 mil pessoas.
Lembrando que inadimplente não é sinônimo de endividado. Para a pessoa ser negativada, a conta deve estar atrasada por não ter sido paga.
Em Porto Alegre, 485.540 consumidores estavam com dívidas atrasadas, segundo a Serasa. Em agosto, o Rio Grande do Sul ficou com 4,9% dos inadimplentes no País.
O número de inadimplentes também caiu no país. Ficou em 61,5 milhões pessoas em agosto. Foi o segundo recuo consecutivo após o recorde da série, registrado em junho. A pesquisa é feita desde 2016.
O montante de dívidas em agosto deste ano atingiu R$ 274 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF. O débito médio fica em R$ 4.453 por pessoa.
Bancos e cartões de crédito seguiram com a maior participação no total de dívidas atrasadas. Porém, também tiveram a maior queda. Já contas de energia elétrica, gás e água entram no grupo de dívidas que se destacou com a maior alta.