Mais de um ano antes de os dados negativos aparecerem com força na economia brasileira, a empresária Nilva Bellenzier lembra de ter avisado os seus funcionários de que uma crise estava por vir. Para ela, o que estava acontecendo não era sustentável por muito tempo.
— Eu dizia para o pessoal começar a cuidar das contas da casa, evitar dívidas e guardar dinheiro. Sabia que tempos difíceis estavam por vir — lembra a diretora e uma das fundadoras da Bellenzier Pneus.
Uma coisa que preocupava a empresária eram os gastos dos empregados com lanches. Além de caros, Nilva diz que eram muitas frituras ou produtos que não fazem bem à saúde.
Então, ela resolveu comprar e dar de presente para os funcionários um kit para levarem comida de casa. Histórias que a coluna Acerto de Contas gosta de contar.
O conjunto tem um pote de vidro com tampa que pode ser aquecido, uma bolsa térmica e um pote de plástico para a salada. Foram R$ 60 de gasto por cada funcionário. Ou, como acha melhor, de investimento.
O próximo passo foi convencer os empregados. Nilva também leva comida de casa na marmita, aquece no micro-ondas do refeitório e almoça junto com os funcionários. Além disso, fez a conta para mostrar o quanto eles economizariam.
— Fiz verem que, com os R$ 400 do crédito no cartão-refeição, eles fazem a comida para toda a família. São até quatro pessoas se alimentando com o que gastariam sozinhos. E a comida que trazem de casa é mais saudável do que a que compravam.
Nilva mandou uma fotinho da marmita: