A Dakota fechou uma das suas fábricas no Rio Grande do Sul. É a filial do município de Sarandi, que produzia calçados da marca Tanara.
Segundo a empresa, dois motivos levaram à decisão. Um deles foi a estratégia de transferir a produção da marca para Nova Petrópolis, onde fica a sede da Dakota. O outro é a situação do mercado, com queda das exportações e também do consumo interno no país.
"Em virtude do atual cenário econômico, com redução do consumo, baixo número de pedidos e alta inadimplência, a Dakota entende ser necessária a readequação de suas atividades de produção." - diz comunicado enviado para a coluna Acerto de Contas.
Ainda no comunicado, a Dakota afirma ter cumprido todas as obrigações trabalhistas, o que é confirmado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Calçados de Sarandi. Valdir da Silva diz que a empresa empregava 420 sapateiros e reduziu o número para 66. No entanto, o que ficaram são trabalhadores com bastante tempo de empresas e bem qualificados para o mercado.
- Conversávamos há tempo com a empresa, que sempre mostrou vontade de contornar a situação. Mas não conseguiu. Está complicado - disse o sindicalista.
No final da nota oficial, a Dakota fala da possibilidade de retomar as atividades na fábrica de Sarandi. Condiciona, no entanto, à alteração na conjuntura de mercado.
Ainda nesta terça-feira (07), a coluna noticiou o fechamento da fábrica da Usaflex em Taquara, transferindo a produção para Parobé. Também informou sobre as demissões na Di Cristalli.
Calçadistas
Demissões, enxugamento de operação, falências e queda nas exportações. São os termos que apareceram nas notícias recentes da coluna Acerto de Contas sobre a indústria calçadista.
A Bottero fechou quatro fábricas e demitiu mais de 600 pessoas. Não conseguiu segurar mais, sofrendo com a retração do mercado doméstico e com a opção de manter as operações no Rio Grande do Sul.
Já a Crysalis foi bem pior. Teve a falência decretada pela Justiça por não cumprimento do plano de recuperação judicial. Tinha mais de 400 funcionários.