Nova Petrópolis já vinha enfrentando o atraso na chegada do frio e sofreu ainda com a greve dos caminhoneiros. No geral, o turismo da Serra Gaúcha sentiu os efeitos no final de semana passado, com ruas vazias. Sem falar no cancelamento de reservas em hotéis, que continuou ao longo da semana para o feriado de Corpus Christi.
Há expectativa de que o início da normalização dos serviços gere movimento nos próximos dias, que são os últimos do Festimalha. O festival de malhas termina domingo (03) e chegou a cogitar prorrogação antes mesmo da paralisação. O segmento é importante para a economia local. São mais de 100 malharias em Nova Petrópolis.
Os empresários da região estão empenhados em divulgar que as estradas estão desobstruídas e os postos têm combsutível. Integrante da Associação Comercial de Nova Petrópolis, Gerson Holz lembra que a rede hoteleira do município tem 1,8 mil leitos. Holz sugere um roteiro básico para leitores da coluna Acerto de Contas:
- O Festimalha, por exemplo, reúne as principais malharias com descontos e desfiles. Quem busca cultura pode visitar o Parque Esculturas Pedras do Silêncio, que conta a história da imigração alemã e fica em uma área rural belíssima. Tem a Pedra do Silêncio, formação rochosa no Morro Mallakoff. Nova Petrópolis também tem muita gastronomia e de qualidade. A Cervejaria Edelbrau tem um gastropub com almoço e jantar, além de cervejas e chopps de excelente qualidade. A dica especial é a cerveja Winter, preparada especialmente para a estação mais fria do ano.