A Via Varejo inaugura na segunda-feira (28) mais uma unidade da Casas Bahia no Rio Grande do Sul. Será uma loja no novo formato da rede, chamado de Smart, e ficará em Esteio. O espaço terá 560 metros quadrados.
É a segunda filial deste modelo no Rio Grande do Sul. A empresa de varejo também é dona da bandeira Pontofrio.
Smart
O modelo Smart foi criado para integrar mais os ambientes online e físico do varejo. Há um sistema de vendas que dá ao cliente acesso ao catálogo de outros produtos que não estão em exposição, além de todos os itens próprios comercializados no site. O formato também permite que vendedores consultem o histórico dos produtos pesquisados pelo cliente nos sites ou em outras lojas da rede.
Uma novidade é que, no segundo semestre, esta unidade da Casas Bahia será a primeira da região a comercializar fisicamente produtos chamados de "cauda longa". São livros, pneus e outros itens que não fazem parte das categorias eletroeletrônicos e móveis.
- O formato Smart permitirá à empresa levar as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio para regiões em que as redes ainda não estão presentes. Também aumenta as possibilidades para Retira Rápido, que é a compra no site para retirar na loja - explica o diretor de Modelo de Vendas da Via Varejo, Marcelo Nogueira.
O formato Smart aposta muito em tecnologia. A loja tem Wi-fi gratuito e com banda larga de grande escala para os clientes. A ideia é que o consumidor experimente os aparelhos, como TVs, smartphones e games. Também tem antenas espalhadas pela loja que vão se comunicar com um software de mapa de calor, que consolida informações sobre o comportamento de circulação e compra dos consumidores que estiverem com o Wi-Fi do smartphone ligado.
- No antigo formato, precisávamos de unidades fisicamente grandes, fazendo com que buscássemos, geralmente, regiões maiores para que garantíssemos rentabilidade. Agora, com o modelo smart, poderemos implementar lojas mais enxutas - acrescenta Nogueira.
Presença no RS
A bandeira Casas Bahia voltou ao Rio Grande do Sul em 2015, depois de seis anos. Atualmente, a Via Varejo tem 25 lojas no Estado, contando a bandeira Pontofrio. Até o final do ano, a empresa antecipa para a coluna Acerto de Contas que prevê inaugurar dez lojas no formato Smart aqui no Rio Grande do Sul. A primeira abriu em Canoas no ano passado.
Outro destaque da Via Varejo no Rio Grande do Sul é o centro de distribuição, em Cachoeirinha. São mais de 30 mil metros quadrados para atender os clientes de todo o Estado.