Mais uma fabricante de calçados com problemas. O caso é ainda mais grave porque já foi decretada a falência da Crysalis, calçadista de Três Coroas. A empresa tinha atualmente mais de 400 funcionários ainda.
A decisão foi da Justiça após solicitação do Ministério Público pelo não cumprimento do plano de recuperação judicial. O despacho detalha o alcance da falência ao grupo econômico: "(...) informamos a decretação da falência das empresas Crysalis, Calçados Glauben e Golden Dreams, componentes do grupo econômico por elas formado, fato que acarreta a indisponibilidade dos precatórios e a necessidade de autorização deste juízo e do comitê de credores (se houver) para a disposição desses ativos".
O pedido de recuperação foi ajuizado em 2016, quando a empresa alegou dificuldades do mercado. Foi concedida em 2017. Na época, o total de dívidas com credores foi estimado em R$ 52 milhões, informa o administrador judicial Roberto Carlos Hahn, do escritório Hahn & Volkart Administradores Judiciais.
O valor, no entanto, aumentou. Principalmente, das dívidas tributárias. A empresa tem a fábrica em Três Coroas e mais prédios em Vera Cruz e Taquara. São bens que podem ir a leilão para pagar dívidas. Há espaço, no entanto, para que a Crysalis recorra da decisão de falência. A coluna Acerto de Contas tenta contato com a empresa para saber se esta é a intenção, mas o telefone disponível no site dá a mensagem que não existe mais.
Oficiais de justiça foram até a fábrica à tarde passada, acompanhados de policiais. Houve a notificação da empresa sobre a decisão que determinou a falência.