Fabricante de formas para calçados fundada em 2009, a IF Formas encerrou as atividades. A empresa tinha sede em Campo Bom.
Com o fechamento, demitiu 85 trabalhadores. A informação é do Sindicato dos Sapateiros, de Campo Bom. A coluna ainda segue tentando contato com a empresa.
Segundo o vice-presidente do sindicato, a IF Formas argumentou dificuldades de mercado. Ainda conforme Júlio César Luz, a empresa disse que tentará vender as máquinas da fábrica para pagar as verbas rescisórias dos funcionários.
— Faremos uma "rescisão zerada", para que os trabalhadores possam sacar o FGTS e solicitar o seguro desemprego. O problema é que, há um ano, o fundo de garantia não era depositado — disse o sindicalista.
O Sindicato dos Sapateiros negocia com trabalhadores, mas há a possibilidade de ingressar uma ação judicial solicitando o pagamento das verbas. O vice-presidente da entidade estima em quase 500 o número de trabalhadores que perderam emprego nos últimos seis meses no setor em Campo Bom, seja pelo fechamento de empresas ou mesmo redução de quadro de funcionários.