Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Crise

Stemac negocia aporte financeiro e descarta recuperação judicial

Empresa enfrenta endividamento que inclui débitos com funcionários

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil


Reprodução site Stemac
Stemac produz geradores elétricos em Goiás, mas mantém sede em Porto Alegre

De 2015 para cá, a Stemac reduziu o quadro de funcionários de 2,7 mil para 1,05 mil pessoas. O corte acompanhou a queda no faturamento no período forte da crise econômica. 

A linha de produção já tinha saído do Rio Grande do Sul, mas a sede segue em Porto Alegre. A Stemac produz geradores de energia elétrica em Itumbiara, interior de Goiás. 

— São bens de capital, que exigem investimento por parte das empresas. Agora, começam a dar sinais de retomada e precisamos estar prontos para isso — diz o diretor financeiro, Valdo Marques. 

Marques refere-se ao aporte financeiro que é esperado para os próximos dias. O dinheiro seria suficiente para resolver o endividamento da Stemac. 

Parte destas dívidas é com trabalhadores. Quem ainda está trabalhando aguarda a segunda parceria do décimo terceiro salário, segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Alfredo Gonçalves. Os que foram demitidos aguardam a quitação das verbas rescisórias, o que a empresa pretende fazer até o fim de janeiro. A soma atinge R$ 2 milhões. 

Confiante na retomada do negócio, o diretor da Stemac descarta recorrer à recuperação judicial da empresa:

— Não está no radar da nossa estratégia — enfatiza Valdo Marques. 

Segundo o executivo, a empresa fez uma forte reestruturação de despesas e custos. Reforçou ainda a renegociação com os bancos, mas sem divulgar nomes e valores. 

Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista Giane Guerra   

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
  • Mais sobre:
RBS BRAND STUDIO

Perimetral

04:00 - 05:00