![Reprodução site Stemac Reprodução site Stemac](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/24060101.jpg?w=700)
De 2015 para cá, a Stemac reduziu o quadro de funcionários de 2,7 mil para 1,05 mil pessoas. O corte acompanhou a queda no faturamento no período forte da crise econômica.
A linha de produção já tinha saído do Rio Grande do Sul, mas a sede segue em Porto Alegre. A Stemac produz geradores de energia elétrica em Itumbiara, interior de Goiás.
— São bens de capital, que exigem investimento por parte das empresas. Agora, começam a dar sinais de retomada e precisamos estar prontos para isso — diz o diretor financeiro, Valdo Marques.
Marques refere-se ao aporte financeiro que é esperado para os próximos dias. O dinheiro seria suficiente para resolver o endividamento da Stemac.
Parte destas dívidas é com trabalhadores. Quem ainda está trabalhando aguarda a segunda parceria do décimo terceiro salário, segundo o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Alfredo Gonçalves. Os que foram demitidos aguardam a quitação das verbas rescisórias, o que a empresa pretende fazer até o fim de janeiro. A soma atinge R$ 2 milhões.
Confiante na retomada do negócio, o diretor da Stemac descarta recorrer à recuperação judicial da empresa:
— Não está no radar da nossa estratégia — enfatiza Valdo Marques.
Segundo o executivo, a empresa fez uma forte reestruturação de despesas e custos. Reforçou ainda a renegociação com os bancos, mas sem divulgar nomes e valores.