Gaúcho sabe que reciclar é importante, mas colocar em prática é outra história. A conclusão apareceu na pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência a pedido da Cervejaria Ambev. A divulgação ocorre para marcar o Dia do Meio Ambiente e o recorte regional foi enviado para a coluna Acerto de Contas.
Entre os entrevistados, 92% concordaram que a reciclagem é importante para o futuro do planeta e o mesmo percentual sabe que o jeito correto de descartar os resíduos é separando cada um em um saquinho. Por outro lado, 60% das pessoas não separam os materiais recicláveis individualmente nos lixos que geram em casa. Destes, 11% não separam sequer o lixo orgânico do restante.
Mais números que preocupam: 52% dos gaúchos afirmam saber pouco ou nada a respeito de coleta seletiva. Outros 39% não sabem nem citar quais são as cores das lixeiras para coleta do material.
- Uma de nossas metas socioambientais é que, até 2025, 100% de nossos produtos estejam em embalagens retornáveis ou feitas majoritariamente de material reciclado - comenta Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.
Desde 2014, a mudança para embalagens retornáveis pela Ambev tirou mais de 12.425.000 toneladas de vidro de circulação do mercado brasileiro. Recentemente, foram lançadas também as garrafas retornáveis de Polar de 300 ml, batizadas de Polar Litrinho. A empresa já adotou as embalagens retornáveis para outras marcas de cerveja, como Antarctica, Skol, Brahma, Original, Serramalte e Bohemia.