A Associação Gaúcha de Supermercados avisou a coluna que fez uma pesquisa e estima que 92% dos consumidores vão assistir à Copa do Mundo em casa. A aposta do setor é no aumento da venda de pipocas, refrigerantes, cervejas, salgadinhos e outros petiscos. As redes maiores, que vendem eletroeletrônicos, devem faturar também com a comercialização de TVs.
A rede Supermercados Guarapari, com lojas em Porto Alegre e Viamão, já ampliou as encomendas. Contou ter comprado 40% mais pipoca do que em um período normal. O estoque de cerveja e refrigerante também será 20% maior.
- Usamos ainda os chamados pontos adicionais. Por exemplo, colocamos um expositor no meio dos corredores e na entrada da loja ou uma ponta de gôndola, que usamos para os produtos especiais da época - explica Lucas de Oliveira Pereira, responsável pelo setor de compras do Guarapari.
O varejo do Rio Grande do Sul deve faturar R$ 121,3 milhões com a Copa do Mundo de Futebol. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para o evento que ocorrerá na Rússia.
Fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Quando comparado ao Mundial de 2014, as maiores taxas de crescimento deverão ocorrer em Santa Catarina (+24,8%) e no Rio Grande do Sul (+20,9%).