Só em fevereiro, a produção de televisores aumentou 41,1% no país na comapração com o mesmo mês do ano passado. O recorte apareceu na pesquisa do IBGE e, junto com os automóveis, puxa o aumento de toda a categoria de bens de consumo duráveis.
— Esse crescimento já era esperado, porque, tradicionalmente, há uma produção expressiva de TVs nos três meses anteriores à Copa do Mundo - comenta o gerente da pesquisa, André Macedo.
Por consequência, a produção de TVs também puxou o desempenho geral da indústria. As fábricas elevaram a produção em 2,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em relação a janeiro, o avanço foi de 0,2% após a forte queda na pesquisa anterior do IBGE.
Ex-presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, Vilson Noer vinha provocando a coluna para fazer essa pauta. Só que os números da indústria ainda não se refletem no varejo. Será que vão vender todos esses televisores?
Dono da rede de lojas Multisom, Francisco Novelletto projeta que as vendas serão mais fortes pela internet. Ressaltou a comercialização direta que a indústria faz para o consumidor, usando sites. As lojas físicas precisam, então, competir com isso e ainda enfrentar os juros que ainda são altos, diz o empresário.