Produtos que chegaram a ser os puxadores de vendas, os CDs não terão mais espaço nas prateleiras da Multisom. Até o final de 2018, o item não será mais comercializado em lojas da rede. A informação é do dono da empresa, Francisco Novelleto.
— CDs já responderam por 100%. Hoje, por metade de 1% — brinca o empresário.
A rede tem cerca de 120 lojas. Apenas 20 ainda vendem CDs e, a cada mês, o produto sairá da prateleira de algumas unidades.
Atualmente, o produto de maior venda na Multisom é celular. Em seguida, estão outros eletrônicos e, em terceiro lugar, os instrumentos musicais.
Além da queda na compra de CDs com a mudança na forma de consumir música, Novelleto cita a concorrência do comércio online.
— É mais que uma tendência mundial. É um vício. A Multisom é o espelho do que está acontecendo com os shoppings. Dos 100% dos consumidores, 40% estão sem dinheiro, 40% estão comprando pela internet e os 20% que me sobraram não fazem fechar a conta — comenta o empresário.
Fala em ter um centro de distribuição no Nordeste do país para entrar com mais força no e-commerce. Sobre a venda por marketplace em sites de grandes redes de varejo, afirma que a margem de eletrônicos é apertada e é preciso pagar um "pedágio" alto.