Um dado que chamou a atenção aqui na NRF 2018 foi citado em uma palestra com a participação do diretor de E-commerce da Via Varejo, empresa que administra o Ponto Frio e a Casas Bahia. Flávio Dias contou que atualmente 60% das vendas feitas pela internet são pegas pelo consumidor na loja. No início do ano passado, eram apenas 10%.
- É mais barato para a empresa e mais rápido para os clientes - acrescentou o executivo aqui na NRF 2018, em Nova York.
A prática já é antiga aqui nos Estados Unidos e foi até um dos destaques que a coluna deu na primeira NRF que veio, em 2011. As lojas aqui chamam de "buy and collect'' ou "pick up at store".
Além disso, Dias destacou a loja Smart que a Via Varejo abriu em São Paulo, onde os consumidores vão para fazer a compra online. Antecipou que certamente haverá uma no Sul, mas sem dar prazo para isso.
* Giane Guerra está cobrindo a edição 107 da NRF 2018, em Nova York. Cobertura com o apoio de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre.