Não adianta ter tecnologia se ela não for bem usada. Era isso que João Paulo Albuquerque Melo, gerente geral da divisão de indústria de consumo da Cisco para América Latina e Flórida, quer dizer com a frase:
- Tecnologia por tecnologia se joga no lixo.
Palestrando para o grupo de lojistas do Sebrae-RS aqui em Nova York, JP, como é chamado, queria enfatizar a importância de aplicar a tecnologia na experiência de consumo. Citou alguns exemplos, como a leitura da face das pessoas em uma festa para conduzir a escolha das músicas seguintes. Ou então, identificar a oportunidade de venda para o torcedor na hora em que o seu time faz um gol.
- O mesmo é para o wifi. A loja que não tiver internet vai morrer. Mas não adianta o wifi pelo wifi. Tem que disponibilizar para o cliente, mas o funcionário tem que usar para tomar decisões, a geladeira tem que ter para controlar a temperatura do sorvete – acrescentou o gerente da Cisco.
A tecnologia de hoje é a energia de antigamente. Outra analogia usada pelo executivo.
Outros pontos importantes citados por JP:
- Quatro em cada dez empresas sofrerão disrupção e isso ocorrerá em até três anos.
- 41% das empresas estão morrendo pela disrupção digital.
- Consumidor é o CEO. Pesquisa mostra que 66% dos consumidores irão trocar de marca por má experiência nas lojas ou sites e 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais por uma experiência boa de consumo.
* Giane Guerra está cobrindo a edição 107 da NRF 2018, em Nova York. Cobertura com o patrocínio de Sindilojas Porto Alegre e CDL Porto Alegre.