Se você nunca ouviu a música de Iiro Rantala, está bem acompanhado: a maioria dos usuários do Spotify também não. Rantala tem apenas 6,6 mil seguidores, e as cinco cidades em que ele é mais ouvido ficam todas na Finlândia, onde nasceu. Mas quem gosta de jazz deve correr para as plataformas digitais para conhecer o trabalho desse pianista.
Rantala é um descendente de Thelonious Monk, como Vijay Iyer, e de Bach, como Brad Mehldau. É impossível não lembrar do piano preparado de John Cage quando o finlandês coloca panos sobre as cordas do piano de cauda para obter um timbre de pizzicato ao tocar Freedom, composição minimalista sua inspirada no romance Liberdade, de Jonathan Franzen.
Quem percebe interseções com a música clássica não está viajando: ele já compôs um concerto para piano e gravou Bach, Mozart e Bernstein. Mais do que um gênero específico, Rantala atua na confluência entre jazz, erudito e pop, como evidencia a farta discografia, com mais de uma dezena de lançamentos — principalmente pelo selo especializado em jazz ACT, com suas capas incríveis que dão uma aula de design.
No disco Lost Heroes (2011), Rantala homenageia o pianista sueco Esbjörn Svensson (Tears for Esbjörn) e o francês Michel Petrucciani (One More Waltz for Michel Petrucciani), além de reler um standard de Charlie Parker (Donna Lee). Gravado com trio de pianos na Philharmonie de Berlim, ao lado do alemão Michael Wollny e do polonês Leszek Mozdzer, o álbum Jazz At Berlin Philharmonic I (2013) começa com Aria and Goldberg Variation, de Bach (sempre ele), e termina com Armando’s Rumba, de Chick Corea, mostrando que os europeus também têm gingado — meio quadradão, mas irresistível.
Quem é fã de John Lennon (e quem não é também) vai gostar do tributo My Working Class Hero (2015), com versões em piano solo para canções da época dos Beatles (como Help e In My Life) e da carreira solo (como Imagine e Happy Xmas, War Is Over). Comece pela belíssima Woman, que tem uma versão em vídeo no YouTube também gravada na Philharmonie.
Aproveite a rede para garimpar entrevistas e programas com Rantala, que tem um senso de humor afiado e inteligente. Até seu perfil no Instagram é repleto de memes sofisticados.