O Grêmio tentou a contratação do atacante Rodrigo Muniz, que pertence ao Fulham, mas está emprestado ao Middlesbrough, da Inglaterra. Isto ocorreu no início de 2023. O negócio não avançou pela dificuldade financeira, já que o valor de empréstimo e também do salário do atleta estavam fora da realidade financeira tricolor.
Para a janela de julho, Rodrigo Muniz segue no radar do Grêmio, mas existe pouca esperança de um acerto. A avaliação é de que o clube não tem capacidade financeira para este investimento, pois gastou muito para remontar um grupo que estava devastado após a Série B.
A ideia seria ter o centroavante como a primeira opção para a vaga de Luis Suárez, evitando o desgaste do uruguaio. Este não é o jogador de velocidade desejado pela comissão técnica, e sim uma alternativa para outra carência, o reserva do centroavante.
Rodrigo Muniz foi revelado pelo Desportivo Brasil, e chegou para o time sub-17 do Flamengo em 2018. Foi aproveitado por Renato Portaluppi no grupo principal do clube carioca em 2021, com nove gols em 25 jogos. Logo depois foi vendido por 8 milhões de euros (cerca de R$ 50 milhões à época) para o Fulham.
Aos 22 anos, está na reserva do Middlesbrough, classificado para o playoff da Championship, a segunda divisão da Inglaterra, tentando subir para a primeira divisão em 2024.