Uma das grandes novidades no projeto de gestão de Alberto Guerra na sua campanha à presidência do Grêmio é a criação de um conselho consultivo para cada área vital do clube. No caso da parte médica, a equipe será formada por Gustavo Bolognesi, César Franzen e Gustavo Nunes Pereira.
O objetivo é transformar a estrutura do atual DM, que receberá a denominação de Departamento Integrado de Ciência e Saúde. A função dos três não será prestar serviços clínicos ao clube, mas sim, por meio da expertise como gestores de saúde, estabelecer um elo entre o novo Departamento Integrado de Ciência e Saúde e a presidência.
Nos últimos dias, Gustavo Nunes Pereira, conselheiro do Grêmio, fisioterapeuta e empresário da área da saúde, cumpriu agenda de visitas a centros de performance e reabilitação no Oriente Médio. A principal visita foi ao Aspetar Ortophaedic e Sports Medicine, em Doha, no Catar. O local é referenciado pela Fifa como centro de excelência mundial em reabilitação de lesões relacionadas ao esporte, que inclusive será a instituição oficial para suporte em diagnóstico e tratamento de lesões em atletas e árbitros durante a Copa do Mundo.
— Tive a oportunidade de ver o que existe de mais atual em termos de equipamentos e estrutura de reabilitação, mas o que de fato me chamou a atenção foi o investimento feito em recursos humanos e o conceito de propor um tratamento integrado ao atleta, onde as diferentes especialidades atuam de forma simultânea e conjunta, explicou Gustavo:
— Essa agenda foi apenas o início de um processo contínuo que pretendemos estabelecer, visando aproximar o clube de grandes centros internacionais, melhorar desempenho interno, promover intercâmbios e também produzir ciência dentro de nossa estrutura. Temos a certeza de que essas mudanças, associado ao maior suporte oferecido aos nossos colaboradores trará breve resultado a um salto de qualidade para o departamento. A aproximação do clube com instituições locais de pesquisa e desenvolvimento de projetos também é outra meta para o curto prazo. Com todo o suporte que será oferecido pelo Alberto Guerra, só nos resta propor muita inovação e quebra de paradigmas.
Além da visita ao Aspetar, Gustavo Nunes Pereira também esteve no Zayed Sports City, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, no complexo no qual está situado o estádio onde o Grêmio jogou a final do mundial de clubes em 2017.