As eleições do Grêmio em 2022 já estão movimentando o clube. A primeira delas será em 24 de setembro, com a renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo. Mas a eleição mais aguardada do ano é a que vai definir o próximo presidente do clube. A votação dentro do Conselho está marcada para 26 de outubro, com a definição de quem avança para o segundo turno, com o voto dos associados, em novembro.
Por enquanto, os candidatos são Alberto Guerra, Odorico Roman e Alceu Brasinha. Carlos Galia terá a sua candidatura lançada oficialmente em evento na segunda-feira (12). Além disso, Carlos Biedermann é o nome preferido para ser o candidato da situação.
Nesta quarta-feira (7), tive oportunidade de conferir o projeto de gestão de Alberto Guerra. Depois de ler o documento, muito bem elaborado, selecionei alguns pontos. Assim que os demais candidatos enviarem suas propostas, elas serão publicadas neste espaço.
O projeto
Alberto Guerra destaca em seu projeto que "o modelo histórico, e muitas vezes vitorioso, dos dirigentes que trabalham de forma voluntária e abnegada, vem perdendo espaço para a profissionalização e modernização das estruturas dos clubes, que caminham inexoravelmente para um modelo similar (quando não literalmente aplicado) à gestão de uma empresa".
Cada área do clube (dentro das suas possibilidades e particularidades) terá um coordenador geral e subdivisões técnicas, compostas por profissionais capacitados e de formação adequada.
A estrutura do clube, segundo a proposta, terá o formato de um polvo, sendo a cabeça formada pelo presidente, seu Conselho de Administração e CEO, e tendo em cada braço uma comissão consultiva e um corpo executivo.
Os cargos técnicos do departamento de futebol serão: executivo de futebol, gerente de futebol e coordenador técnico.
Os cargos de gestão do departamento de futebol serão os seguintes: vice-presidente de futebol, diretor de futebol e CSO (Chief Sport Officer), que será par (e não subordinado) do CEO, com estabelecimento pela gestão de metas conjuntas entre os pares, com claras responsabilidades e limites de cada um dos perfis estabelecidos. Este profissional também será responsável por coordenar a reestruturação do departamento de futebol a partir das diretrizes do plano de gestão.
Comissão permanente de futebol terá preparador de goleiros, preparador físico e auxiliar técnico.
Além disso, o documento de 18 páginas também trata de questões como Departamento de Ciência e Saúde, Marketing, Gestão de Pessoas, Financeiro-Contábil, Controles Internos-Auditoria Interna, Jurídico, Departamento de T.I. e Hub de Inovação.