As eleições do Grêmio em 2022 já estão movimentando o clube. A primeira delas será em 24 de setembro, com a renovação de 150 cadeiras do Conselho Deliberativo. Mas a eleição mais aguardada do ano é a que vai definir o próximo presidente do clube. A votação dentro do Conselho está marcada para 26 de outubro, com a definição de quem avança para o segundo turno, com o voto dos associados, em novembro.
Por enquanto, os candidatos são Alberto Guerra, Odorico Roman e Alceu Brasinha. Carlos Galia terá a sua candidatura lançada oficialmente em evento na segunda-feira (12). Além disso, Carlos Biedermann é o nome preferido para ser o candidato da situação.
Nesta quarta-feira (7), tive oportunidade de conferir o projeto de gestão de Odorico Roman. Depois de ler o documento, muito bem elaborado, selecionei alguns pontos. Assim que os demais candidatos enviarem suas propostas, elas serão publicadas neste espaço.
ODORICO ROMAN
O documento diz que "as exigências atuais do Grêmio não permitem apostas ou aventuras, e que o clube precisa ser dirigido por pessoas experientes, que sejam comprovadamente vencedoras", com a "necessidade de se promover renovação no quadro de dirigentes do clube". Além disso, é destacado que "o momento pede um projeto viável para modernizar e revigorar o futebol e a gestão, que estão defasados em relação às principais forças do Brasil e da América do Sul. Isso é requisito para viabilizar a manutenção do atual modelo associativo do Grêmio, frente à atual onda de migração para o modelo de clube-empresa".
A seguir confira outros pontos abordados no projeto.
Legado: um Grêmio vitorioso, profissionalizado, modernizado e financeiramente equilibrado com forte sinergia time torcida.
Valores: bom-senso e atitude, atenção e respeito ao torcedor, valorização da história, atualização e inovação, ética e responsável, espírito vencedor, honestidade de propósito, humanismo e responsabilidade social, competência gerencial e valorização dos funcionários, unidade e comprometimento, doação, amor e paixão pelo Clube e transparência.
Missão: satisfazer o universo de torcedores e o público aficionado com vitórias e conquista de títulos.
Visão: estar no primeiro nível do futebol mundial.
A desejada aquisição da gestão da Arena será analisada em conjunto com o Conselho Deliberativo e a sua condução terá como critério a alternativa que melhor atenda aos interesses e possibilidades financeiras do Grêmio.
Os departamentos de futebol profissional, feminino e da base serão reestruturados, oferecendo metodologias, preparação física, técnica, tática, psicológica e motivacional que capacitem os atletas à conquista de títulos. Estes departamentos também terão novos métodos e tecnologias, visando satisfazer o universo de torcedores com vitórias e conquista de títulos.
As contratações serão definidas sempre em sintonia com as informações fornecidas pelo corpo de analistas, pela comissão técnica e pelos profissionais das demais áreas que compõe o departamento de futebol.
O documento de 14 páginas também trata de questões como diretrizes para relacionamento com a torcida, visões para áreas-chave (recursos humanos, finanças, marketing, comunicação, jurídico e tecnologia da informação)