O calendário do futebol brasileiro será atípico em 2022 por causa da Copa do Mundo em novembro e dezembro. E isto terá um reflexo importante para 2023, com a forte possibilidade de um novo torneio para Inter, Grêmio e os principais clubes do futebol brasileiro no início do ano que vem.
É importante lembrar que a última rodada da Série A está marcada para 13 de novembro, pois a Copa começa no dia 21 de novembro. A Série B termina ainda antes, no dia 5 de novembro. Isto significa, que com os 30 dias de férias, o Grêmio voltará aos treinos no início de dezembro. E o Inter na metade de dezembro. Por isso, excepcionalmente o calendário de 2023 terá datas de sobra.
Os principais dirigentes dos clubes brasileiros já estão conversando sobre as possibilidades e o que poderá ser feito. Até para gerar receita extra. Por enquanto, não existe intenção de antecipar o início dos estaduais. O que está sendo comentado nos bastidores é a realização de um torneio no início de janeiro.
Uma ideia que surgiu é a volta do Torneio Sul-Minas, que seria realizado apenas em 2023. Um outro modelo pensado é um torneio rápido, com poucas datas, reunindo grandes equipes do Brasil. Uma espécie e torneio de verão, com receita de TV.
Conversei com alguns dirigentes de clubes brasileiros sobre esta questão. No momento, não existe nada definido, mas a ideia poderá avançar. Por enquanto, ainda é algo muito inicial.
Em 2022, o Inter recebeu convite para disputar um torneio de pré-temporada na Argentina. Esta é uma possibilidade para 2023. No caso do Grêmio, a eleição para presidente será fundamental para determinar o que será feito no clube.
O certo é que, com uma surpreendente folga no calendário, a dupla Gre-Nal deverá ter uma nova competição no horizonte. Um torneio que será complementar à pré-temporada. Mas é importante ressaltar que, por ser uma situação atípica, isto deve acontecer apenas em 2023.